Estudo exclusivo

Indústria metalúrgica: importação de equipamentos e máquinas industriais 2022-2023

Altamente relevante para a economia brasileira, o setor metalúrgico tem uma  participação de 3,1% no PIB industrial  do país. Porém, o segmento enfrenta um dilema: enquanto as siderúrgicas tentam aumentar o imposto de importação do aço, as companhias de mercados como construção civil, automotivo, máquinas e equipamentos, transportes e ferrovias são contrários à sobretaxa. 


Para esclarecer os pontos que levaram ao impasse, desenvolvemos este estudo completo, que também aponta os números da importação de equipamentos e máquinas industriais do segmento metalúrgico, servindo como fonte de valiosos insights para orientar suas estratégias no setor.

Preencha o formulário e acesse agora grátis

Metalurgica_mockup-3

Desde a extração de minérios essenciais até a fabricação de produtos acabados, a indústria metalúrgica fornece matérias-primas essenciais para uma variedade de setores. Inclusive, a exportação de produtos siderúrgicos contribui significativamente para a balança comercial brasileira.

De fato, segundo dados do Euromonitor sobre o volume exportado em janeiro, com base na classificação por atividade econômica, a indústria de transformação aumentou 6,5% (sobretudo no ramo de metalurgia, que aumentou 4,8%).

Buscando trazer um panorama com os números da importação de equipamentos e máquinas industriais do mercado metalúrgico, preparamos este estudo completo, onde você vai conferir:

Ranking das NCMs máquinas e equipamentos mais importadas do setor

✅ Principais países de origem, regiões e estados importadores

Top unidades de desembaraço e modais utilizados

✅ Como importar máquinas industriais no Brasil?

✅ Tendências para o setor em 2024.