O LogAutomation é a solução da Logcomex que proporciona automação para Portos e Aeroportos com o objetivo de melhorar a eficiência operacional, reduzir erros e diminuir os custos.
A DUIMP impacta muitos agentes do comércio exterior. Os recintos alfandegados são um deles. E nós, da Logcomex, como autoridades no assunto, não podemos deixar de trazer informação, facilidade e eficiência para você operar com máxima segurança.
DUIMPS ANTECIPADA OEA E NÃO OEA
Com a DUIMP antecipada para importadores certificados pelo programa OEA, será possível que o importador tenha ciência do canal de parametrização antes mesmo da atracação do navio no recinto de destino, trazendo mais agilidade para os processos de importação. Entretanto, ainda assim, o recinto deverá proceder com a recepção da carga, realizar toda a validação que requer a IN 680/2006, para então proceder com a entrega da carga ao importador
Já com a DUIMP antecipada para importadores NÃO OEA, também será possível o registro da declaração única de importação com a carga ainda em trânsito marítimo, entretanto, o importador só terá ciência do canal de parametrização após a atracação do navio e recepção da mercadoria pelo recinto de destino. Após a recepção da carga, o recinto realizará toda a validação que requer a IN 680/2006, para então proceder com a entrega da carga ao importador.
DUIMPS REGISTRADAS DE FORMA ANTECIPADA, INVIABILIZAM O PROCESSO DE REMOÇÃO POR MEIO DE TRÂNSITO ADUANEIRO:
As DUIMPs registradas antecipadamente, seja para importadores OEA ou não, NÃO poderão ser transferidas para outros recintos por meio de trânsito aduaneiro, ainda que na modalidade simplificada, como DTC ou DTE no porto de Santos.
O motivo: Quando a DUIMP é registrada de forma antecipada, os tributos são recolhidos antecipadamente, como o trânsito aduaneiro é um regime que suspende o recolhimento dos tributos, fica inviabilizada a operação. Entretanto, a RFB já sinalizou que em breve esse cenário será revertido.
DUIMP APÓS A CHEGADA DA CARGA:
Também será possível proceder com o registro da DUIMP após a recepção da carga pelo recinto alfandegado, semelhante ao processo da DI que acontece hoje. Após a recepção da carga, o recinto realizará toda a validação que requer a IN 680/2006, para então proceder com a entrega da carga ao importador.
DUIMP x TRÂNSITO ADUANEIRO:
Aos importadores que optarem por registrar suas DUIMPs após a chegada da carga, será facultado o registro de trânsito aduaneiro em qualquer modalidade: DTA comum, DTC, DTA simplificada, podendo as mercadorias serem removidas para outros recintos, para que a nacionalização ocorra em outro local. Entretanto, vale destacar que o trânsito deve ser registrado e concluído no recinto de destino, para que a DUIMP seja registrada e nacionalizada no recinto selecionado. Neste cenário, o recinto de zona secundária também realizará toda a validação que requer a IN 680/2006, para então proceder com a entrega da carga ao importador.
Fique por dentro as notícias mais relevantes sobre os recintos alfandegados brasileiros.
A demanda global pelo transporte aéreo de cargas cresceu 11,3% em 2024, na comparação com o ano...
A VPorts anunciou que pretende expandir a capacidade de movimentação do complexo...
O setor portuário se consolidou nos últimos anos como uma das prioridades para o desenvolvimento...
Você sabia que é possível monitorar o que está chegando para o seu recinto com a captação da DI/DUIMP de forma automatizada? Com a solução da Logcomex, são mais de 80 serviços disponíveis que otimizam as operações de zonas primárias e secundárias.
A Logcomex, referência em comércio exterior, oferece uma solução completa de DUIMP para recintos, cobrindo todo o processo, de ponta a ponta, desde a recepção da DUIMP, validação dos requisitos da IN 680/2006, até a confirmação da entrega nos sistemas do governo.
Com a DUIMP, teremos a modernização do processo de importação.
O LogAutomation, nosso serviço via API para fornecer dados mais rápidos e precisos, garante mais segurança e confiabilidade em cada etapa do seu processo.
◼ Recepcionar DUIMP's
◼ Automatizar o envio das informações desunitização de cargas
◼ Automatizar as consultas de estoque pós ACD
◼ Automatizar a conferência completa de dados a partir da chave da DUIMP
◼ Automatizar a conferência de dados restritos a partir da recepção em estoque
◼ Automatizar a consulta do status das cargas
◼ Entregas Carga DUIMP
◼ Automatizar o registro da entrega das DUIMPs nos sistemas do governo
Com a DUIMP, teremos a modernização do processo de importação.
Estamos ampliando e otimizando nossos serviços via API para fornecer dados mais rápidos e precisos, garantindo mais segurança e confiabilidade em cada etapa do seu processo.
Nossas funcionalidades:
◼ Recepcionar carga DUIMP sobre águas
◼ Desunitizar Carga
◼ Consulta Estoque pós ACD
◼ Entregas Carga DUIMP
◼ Consulta Pública pela Chave (Diferencial Cálculo Armazenagem)
◼ Consulta XML modelo DI (Diferencial Logcomex)
![]() |
LogAutomation |